cortinadechita

Como fazer uma cortina de chita | DIY Modo de Usar

Desde que me casei estou com energia extra para experimentar, para fazer tudo o que for necessário para essa casa seja nosso querido lar.

cortinadechita

Quando nos casamos por um momento pensamos se aquela nova casa será nossa de verdade e é, só que ela sempre pode ficar ainda mais aconchegante. Pensando nisso eu tive uma ideia: fazer uma cortina para a minha lavanderia. Já que ela tem vista para o quintal eu uniria o útil ao agradável, literalmente. Fica bonito e ainda disfarça a área externa quando fizermos um churrasco ou coisas do tipo.

Essa cortina não ficará todos os dias pendurada, fiz ela removível para que no dia a dia as roupas sequem bem e em dias de festa ela enfeite bem!

cortinadechita

Vamos ao passo-a-passo?

Meça a sua parede em largura e comprimento para calcular a quantidade de tecido. A chita tem de largura 1,40m. Eu precisei de 3 tiras de 3m de comprimento por 1,40m de largura. Ao todo foram 9 metros de chita.

[ox_list type=”ox_list_animated”]

  • Linha na cor que fique mais neutra com a cortina
  • Máquina de Costura
  • Agulha e linha para arremates
  • Tesoura
  • Amor e Disposição

[/ox_list]

Modo de fazer:

1 – Corte as tiras na medida da parede (desconte 30cm para o acabemento), com uma sobra de 1cm para a barra.

2 – Corte uma parte do tecido com 32cm de largura no comprimento da parede. Essa é a parte cima que fica caidinha, como na foto. A minha eu cortei em duas partes, porque aproveitei retalhos.

cortinadechita

3 – Pegue o restante do tecido para cortar as alças da cortina. Elas devem ter o tamanho suficiente para dar a volta no gancho em que ela ficará presa e manter a cortina no chão. As minhas alças tem 20cm de comprimento e 2,5cm de largura, abertas, ainda sem costurar.

cortinadechita

4 – Faça uma barra lateral ao lado esquerdo de uma das tiras grandes de tecido, para ser uma das pontas e uma barra na direita de outra tira de tecido que será utilizada para fazer a outra ponta da cortina. (Aqui fazemos o acabamento das laterais da cortina)

5 – Junte com alfinete uma tira da cortina na outra. Aquelas tiras grandes com largura de 1,40m. Passe a máquina reta nelas, junte a última tira e faça o mesmo. (No meu caso foram 3 tiras grandes)

6 – Faça a barra da cortina com costura reta também. Para facilitar dobre a barra como ela deve ficar e passe com o ferro bem quente, antes de costurar. A barra já fica dobradinha como deve ser para passar a máquina reta.

cortinadechita

7 – Pegue o pedaço de tecido que cortamos com 32cm para fazer o acabamento de cima da cortina e dobre ao meio. Nas laterais precisamos fazer a barra. Dobre para dentro as pontas do tecido e passe a costura reta.

cortinadechita

8 – Depois de dobrar o tecido na metade e fazer o acabamento na lateral, dobre com 1cm para dentro de cada lado que será costurado na cortina, coloque ela entre essas duas abas do acabamento e coloque os alfinetes para unir os dois.

cortinadechita

Na foto temos o acabamento de cima e no meio a cortina.

9 – Agora vamos preparar as alças, antes de passar a costura reta no acabamento da cortina. Pegue o tecido separado dobre ao meio, dobre as pontinhas para dentro e passe o ferro para deixar bem retinha e não falhar a costura reta.

10 – Passe a máquina reta nas alças.

11 – Encaixe as alças entre a cortina e o acabamento de cima, que mencionamos agora pouco. A distancia entre uma alça e outra vai de cada um, a minha tem 50cm.

cortinadechita

12 – Na máquina, com muito cuidado, passe a costura reta unindo todos os itens. Aqui você finaliza a cortina costurando as tiras da cortina, com o acabamento de cima, mais as alças.

cortinadechita

Tirar o alfinete na hora de passar a máquina.

13 – Depois disso você precisa dos ganchos na parede para colocar as alças e pronto! Sua cortina está pronta.

 

Dúvidas enviar para omeu@mododeusar.com

Beijos,

Nika Bianchi

Deixe uma resposta