Ser empresária no Brasil

Separei umas dicas a você que está pensando em se tornar empresária.

Reflita sobre os pontos, avalie suas necessidades e comente! Quero saber a sua opinião…

ser empresária

  • Você está preparada para se dedicar integralmente?

Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas foi constatado que o lucro da empresa aumenta 1% quando o dono participa das atividades.

  • Estabeleça suas prioridades e atividades diariamente:

No começo temos muitas atividades para exercer, até parece que não vamos conseguir terminar alguma delas e de fato, às vezes é o que acontece. O importante é aprender a focar em poucas e importantes atividades.

  • Está pronta para trabalhar por isso boa parte de sua semana?

Você precisa estar preparado para se dedicar somente a esse trabalho por um período definido na semana. Sem sua atenção e organização, sem resultados.

  • Trabalhe a sua forma de se relacionar:

Não somente com seus clientes, mas com seus parceiros de trabalho, sempre temos empresas que complementam a nossa. Saiba entender e avaliar as sugestões de seus amigos, seus influenciadores, seus investidores. O relacionamento tanto como networking como para ouvir seus clientes é muito valioso.

  • Monte seu plano de negócios:

É muito importante que você avalie sua ideia e apresente a pessoas que entendam do mercado em que você tem interesse. Veja se esse negócio é aplicável, quem são seus concorrentes e se você realmente tem um diferencial que te dê uma razão de existência.

  • Você é econômica?

Além de ser econômica, no início de uma empresa muitas vezes precisamos levantar capital. Nesse momento, você precisa avaliar se precisa de uma sócia ou sócio que saiba cuidar dessa parte ou se você gosta e tem preparo para isso.

Lembre-se de levar em consideração que toda empresa leva um tempo até o período de maturação ou até o momento em que esse dinheiro será devolvido ao banco ou ao investidor. Não misture seu dinheiro com o dinheiro da empresa e trabalhe com uma margem financeira que vá além do que você planejou.

  • Atualize-se sempre…

Esteja constantemente atualizado sobre o seu mercado e todos os outros, afinal uma pena que caia em outro lado do hemisfério, não só pode, como deverá ser percebida onde você estiver.

  • Conte com o apoio de profissionais especializados:

Se não forem seus colaboradores que sejam seus freelas, parceiros ou confidentes.

  • Organize-se:

    Conciliar a vida pessoal + profissional + ser chefe + ser dono do seu próprio negócio não é nada fácil. A disciplina e ordem devem ser as suas características principais e caminhar paralelamente a liderança e espírito de equipe, por exemplo. Não se assuste se o seu tempo livre de repente não existir mais, por um tempo… 🙂

  • Seja rápida e segura para tomar decisões:

Você terá que tomar decisões rápidas e enfrentar momentos difíceis como quebra de contrato, insatisfação de colaboradores de sua empresa, de clientes, mudanças, crises e para todas essas situações além de ágil e seguro você deverá ser resiliente.

Tenha paciência e saiba esperar, sua dedicação te levará aonde quer chegar.

Sobre montar seu próprio negócio, em um país como o nosso, tem suas dificuldades, tem vários impostos, momentos duros, solitários e grandes conquistas que te levam ao mais alto nível de alegria e realização.

Desenhe sua ideia, converse com um amigo que entenda do que você quer fazer, leve para um profissional da área, comprove a você mesma que sua ideia é boa e que ela vale a pena. Procure investimento ou comece só com você. De pouquinho em pouquinho você pode chegar lá.

Se está saindo de uma CLT, de um emprego onde passa da catraca e suas responsabilidades se dissipam ou pelo menos se você sabe que se deixar a empresa alguém continuaria seu trabalho, lembre-se: como seu próprio chefe as exigências vão muito além de disciplina e entrega.

Na verdade, só a experiência e o frio na barriga constante mostram o quanto essa aventura pode ser prazerosa e uma verdadeira fábrica de realizações.

Sou dona de duas empresas, uma de marketing e um atelier de vestidos de noiva e de festa e digo: “Não trocaria minha realidade por nada nesse mundo!”

Conto com sócios trabalhadores, dedicados e maravilhosos! Isso muda tudo!!!

 

Planeje-se, tenha amigos, tenha bons profissionais por perto e arrisque-se… Só o primeiro passo, seguido do segundo e o terceiro é que podem te levar a algum lugar.

 

Beijos

Nicole Piochi

 

 

 

Deixe uma resposta